segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

No mundo todo, quem passa mais tempo conectado à rede mundial de computadores quando está em casa é o brasileiro! A média ficou em 22 horas e 47 minutos no mês de abril, segundo dados do Ibope//NetRatings. . E o que faz esse pessoal todo quando fica tanto tempo navegando pela Internet? Bem... principal interesse deles está registrado na categoria “Buscadores, Portais e Comunidades”, que tem 19,8 milhões de usuários únicos, que prendem a atenção do usuário por 5 horas e 48 minutos a cada mês. É neste conjunto que estão incluídas as redes sociais como o Orkut, além dos Blogs. E quem navega por mais tempo são os jovens, que segundo esses dados não estão procurando por informações e conteúdo... eles estão é trocando mensagens em comunicadores instantâneos e por meio das páginas pessoais.

E este comportamento já começa a causar preocupação em educadores do mundo todo! O professor de inglês da Universidade Emory , nos Estados Unidos, Mark Bauerlein, por exemplo, está desesperado. Ele enxerga uma verdadeira tragédia em andamento e sai na ofensiva já no título de seu livro “The Dumbest Generation: How the Digital Age Stupefies Young Americans and Jeopardizes Our Future (Or, Don't Trust Anyone Under 30)" “A Geração Mais Burra: Como a era digital deslumbra os jovens americanos e compromete nosso futuro (Ou não confie em ninguém com menos de 30").

É isso mesmo que está acontecendo?

2 comentários:

  1. Sabemos que a internet é um ótimo meio de comunicação, entretenimento e estudo. Ela aproxima as pessoas que estão longe ao facilitar conversas e vídeos de parentes, amigos e namorados que não podem se ver todos os dias.
    Só que é preciso dosar o uso para que este não venha a se tornar ruim ou até mesmo prejudical a vida e a convivência.
    Muitos jovens por não terem opção ou mesmo por gosto passam do limite quando o assunto é ficar conectado á rede, até que ponto esse comportamento pode não prejudicá-los?
    O que eu sei é que entre o remédio e o veneno existe apenas uma diferença. A DOSE!
    Passemos a usar a internet como benefício ao saber a dose certa para cada um estar plugado.
    Pare e pense, qual será a dose certa para você?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir