
O começo de tudo
A febre dos comunicadores virtuais não é recente. Outras ferramentas, como o canal de bate-papo IRC (do inglês, Internet Relay Chat) e o ICQ (acrônimo na pronúncia em inglês I Seek You), já foram muito usadas no final da década de 90. Já o MSN e o Orkut tornaram-se sensação no início de 2004, quando ‘grupinhos’ da vida real passaram a também utilizar os dois serviços para se relacionar no mundo virtual.
As ferramentas são importantes como formas de aproximação e contato na opinião da psicóloga Elizabeth Haro. “O contato pessoal nem sempre permite se relacionar com tantas pessoas ao mesmo tempo como essas ferramentas”, afirma ela. Segundo a especialista, os canais virtuais proporcionam um impacto muito maior das mensagens, ideologias, modismos, pela velocidade e abrangência do meio.
E o vício, nestes casos, não está afastado. “O uso excessivo e exclusivo para o relacionamento dos jovens é prejudicial, porque eles se escondem atrás da máquina, chegando até a mudar a identidade e inventar personalidades”, observa a psicóloga. “Quando isso é uma brincadeira tudo bem, o problema é quando se perde o limite, e isso leva a compulsão”, completa.
Para esses jovens, a “prática de ordem” é a interação com os seus pares, por
intermédio das tecnologias contemporâneas, que, operando no sistema on-line,
permitem, rotineiramente, um novo estar e ser no mundo e, conseqüentemente, uma
outra relação social.
Meninos e meninas se comunicam, estudam, consomem e brincam em ambientes comunicacionais completamente interativos e nada solitários. Uma geração extremamente adiantada na adoção de vias digitais de comunicação, que enxerga as novas mídias como algo natural, inerentes ao mundo em que vive.
Opine!
Opine!
Você se considera um usuário controlado?
Olha é aquela coisa né.. tem que saber controlar.
ResponderExcluirEu sou usuário tanto do Orkut quanto do MSN. Gosto muito de ficar "fuçando" nos dois, conversar com amigos, colegas, e também, porque não, conhecer pessoas. Aquelas que tem algo em comum com vc, tipo participantes de uma comuniade...
Mas sei controlar tudo isso. Não deixo que se tornem prioridade na minha vida. Apenas os faço por lazer, comunicação com amigos.
Mas o relatado no texto, é preocupante. Pois se não haver controle, discernimento agora. O que vai ser dessa pessoa no futuro?
Rodolfo
acredito que como em qualquer outra coisa que esteja na moda, as pessoas enchem os olhos a ponto de darem seus preciosos segundas de vida a disposição de um tempo de prazer com a coisa.
ResponderExcluirNão acredito que o usuario seje descontrolado, pois todos tm o seu proprio controle, e isso não pode ser medido por convenções pré ditas.
Sou sim uma usuario controlada, e não acredito em total descontrole.